Pesquisar

Teste de gravidez: conheça os tipos

  • Compartilhar:
post-title

Alguns sinais podem gerar a expectativa de uma gravidez. Seios doloridos, sonolência e enjoos matinais podem ser um sinal de alerta quando associados com o atraso da menstruação. Mas sem ansiedade, existem vários tipos de testes de gravidez que são fáceis e rápidos de se fazer.

Os primeiros testes surgiram por volta de 1920 em laboratórios da Europa. Após 10 dias da fecundação já é possível detectar a gestação.

Existem testes de gravidez de urina ou de sangue. Eles também são conhecidos como HCG, já que detectam a presença do hormônio gonadotrofina. Esse hormônio é produzido na placenta da gestante.

Qual o teste de gravidez mais confiável?

Entre todas as opções, o exame mais assertivo para detectar a gravidez. Existe o hormônio que mede a presença do hormônio e outro que mede a quantidade de hormônio circulante na corrente sanguínea.

O exame pode ser acompanhado de uma tabela com a quantidade de concentração adequada para cada estágio da gestação, porém ela pode não ser assertiva. O ideal é o médico avaliar e identificar a quantas semanas de gestação. No inicio da gestação, esse hormônio dobra a cada 48 horas e nisso dá sinais da evolução da gravidez.

A concentração hormonal é maior no sangue, sendo mais assertivo para analises.

Teste de gravidez de farmácia

Diversas marcas oferecem testes de gravidez que podem ser comprados em farmácias. Estes testes usam a urina como base para detectar, através de uma reação química, a presença do hormônio HCG.

Através de um instrumento, após o contato com a urina é possível ver surgir uma linha, que significa que o teste está funcionamento. Com o aparecimento da segunda linha, é a indicação de gravidez. Isso acontece quando os anticorpos existentes no teste encontram uma das subunidades do HCG, ela é denominada como beta. Quando ela está na urina, os anticorpos juntam-se a ela e liberam uma coloração.

Leia também: Sintomas de gravidez.

Se o teste estiver sendo feito antes do atraso da menstruação, já que pode ser detectado a partir de dez dias após a fecundação, é mais indicado utilizar a primeira urina da manhã. Como a concentração hormonal maior neste período, existem mais chances de detectar sua presença. Já após o atraso, não há recomendação de período.

No caso do teste apresentar o resultado negativo, a mulher pode aguardar cerca de três dias e repetir. Nestes testes podem apresentar o resultado errado. No inicio da fecundação pode ocorrer uma presença hormonal insuficiente pelo teste e também pode acontecer alguma alteração no corpo feminino tornando a produção deste hormônio presente e ser interpretado como uma gravidez de forma indevida.

Passo a passo para realizar o teste em casa:

Para utilizar os exames disponíveis nas farmácias, é indicado utilizar esse passo a passo.

  • Urinar em um pote limpo. Os testes costumam acompanhar este recipiente.
  • Retirar a embalagem do teste e mergulhar na urina apenas a parte indicada.
  • Esperar cinco segundos ou o tempo indicado na embalagem pelo fabricante.
  • Colocar o teste em algum local plano e aguardar alguns minutos. Consulte novamente na embalagem quantos minutos são necessários. A maioria das opções pedem de um até cinco minutos.

Lembre-se de conferir as instruções do fabricante para utilizar o produto da forma correta.

É necessário ficar em jejum para detectar a gravidez?

Não existem recomendações específicas de preparo para a realização do exame de sangue laboratorial.

Quer saber como tirar todas as suas dúvidas sobre a gestação, tipos de testes de gravidez e como agendar uma consulta? Conheça a Kompa Saúde.

Fontes:

  • G1 (14/03 às 13H);
  • Huggies (14/03 às 15H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?