Você sabe como identificar a trombose na perna?
O nome trombose na perna é como se trata popularmente a Trombose Venosa Profunda (TVP). Este problema se dá com a formação de um coágulo nas grandes veias das pernas e coxas, e, apesar de causar dor e inchaço no local, o maior risco está em um processo de embolia. Mas o que é este processo?
A embolia é caracterizada pelo desprendimento do coágulo do local onde ele está e seu transporte através da circulação para coração, pulmões ou cérebro. Um caso do tipo pode ser letal ou deixar sequelas gravíssimas para a vida do paciente. Por isso que uma trombose precisa ser tratada com urgência, independente do grau em que está.
Entenda mais sobre a embolia pulmonar aqui.
Conhecer os sintomas de uma trombose na perna é fundamental para não confundir este com outros problemas de saúde. O atraso no atendimento para a trombose pode causar danos irreversíveis para a saúde do indivíduo. Então, se suspeitar que está com um quadro do tipo procure o pronto-socorro imediatamente.
Navegue pelo conteúdo
Sintomas da trombose na perna
Alguns dos sintomas da trombose podem ser confundidos com problemas mais simples, por isso é importante não ignorar a variedade e intensidade destes incômodos. Apesar de poder ser assintomática, a formação de um coágulo na perna causa alguns sintomas características, entre eles estão:
- Inchaço de uma das pernas, às vezes mais de 3 cm;
- Dor no local;
- Temperatura alta no local;
- Vermelhidão da perna afetada;
- Veias dilatadas na perna;
- Dor ao tocar a perna;
- Enrijecimento da pele.
Quanto mais sintomas dessa lista você tiver, maiores são as chances de você estar passando por um quadro de trombose. Apesar de ser muito perigosa, esta doença tem tratamento e, melhor do que isso, pode ser evitada através de alguns cuidados.
Prevenção da trombose
Longas viagens de avião, por exemplo, deixam a pessoa sentada em uma mesma posição por tempo demais. Assim como pacientes de algumas doenças que ficam deitados por longos períodos. Estas condições de descanso contínuo na mesma posição aumentam o risco de desenvolvimento de coágulos nas pernas. Por isso que é importante levantar ao longo do dia, mudar de posição se estiver de repouso etc.
Realizar atividades físicas, pelo menos duas vezes por semana.
Precisando de uma consulta médica para avaliação de sintomas de trombose na perna? Conheça a Kompa Saúde.
Referências
- Pfizer Brasil
Comentários