A cirurgia de hérnia epigástrica pode ser a única solução para este problema tão desagradável. Mesmo tendo uma descrição tão assustadora, a hérnia epigástrica pode ser tanto assintomática, como causar uma variedade de incômodos.
Apesar de, em muitos casos, ser um problema congênito que atinge os recém-nascidos, também existe uma grande incidência entre homens de 20 à 50 anos de idade. Nestas situações mais tardias acredita-se que a hérnia epigástrica tenha relação com o excesso de esforço abdominal, levantamento de peso e consequente enfraquecimento dessa musculatura.
O excesso de peso e esforços excessivos podem ser causas deste problema. Por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável.
Tabela de conteúdos
O que é uma hérnia epigástrica?
Este problema se dá com uma espécie de buraco na parede abdominal. Por isso que um enfraquecimento anormal da musculatura desta região pode causar a hérnia. Esta abertura permite que tecido gorduroso e até partes do intestino atravessem o músculo. A definição de hérnia, inclusive, se dá com todo tipo de buraco em paredes do organismo, que permitam o deslocamento inadequado de algum órgão interno.
No caso da hérnia epigástrica, a passagem de gordura pelo tecido muscular não causará desconfortos. Mesmo assim, alguns casos do tipo serão percebidos visualmente com uma elevação do tecido acima do umbigo, principalmente quando o indivíduo contrai estes músculos. O grande problema se dá quando alguma parte do intestino passa a ser obstruída ao estrangular-se na hérnia.
Os piores quadros desta doença causam, além do inchaço na região, dor local intensa, vômito, diarreia e prisão de ventre. Estes sintomas da ordem gástrica são um sinal de que o intestino está sendo obstruído. Ignorar estes incômodos e não ir ao médico permite que a hérnia piore, causando necrose no local, infecções e até a morte do indivíduo.
Portanto, é fundamental ficar atento à qualquer sintoma que seu organismo apresente. O gastroenterologista é o médico especialista adequado para investigar casos deste tipo. Além disso, o único tratamento para este problema é a cirurgia de hérnia epigástrica, nem a cura espontânea do organismo é possível. Felizmente a taxa de sucesso deste procedimento é muito grande, e se identificado cedo, nem os sintomas serão um grande incômodo para o paciente.
Como é a cirurgia de hérnia epigástrica?
Mesmo em casos congênitos desta doença, quando o bebê já nasce com o problema, recomenda-se esperar uma idade mais avançada. No entanto, caso o estrangulamento do intestino esteja ocorrendo, indica-se a operação em caráter emergencial, mesmo em recém-nascidos.
Então, o diagnóstico do problema deve ser feito pelo gastroenterologista com exames de imagem. Confirmada a hérnia, ele irá recomendar qual técnica será usada na cirurgia com base no tamanho e protuberância do buraco.
O procedimento é feito por laparoscopia e cortes pequenos em casos de pequenas hérnias, suturando os músculos para restaurá-los. Enquanto isso a cirurgia de hérnia epigástrica clássica consiste na abertura abdominal e instalação de tela no abdômen para auxiliar a regeneração e fortalecimento dos músculos.
Ambas as técnicas tem como base a a correção do ou dos buracos da musculatura e são feitas com uso de anestesia geral. Estas reconstroem a parede muscular, o que, na maioria dos casos, impede que a hérnia volte a se formar.
Pós-operatório
Como esta cirurgia é realizada com anestesia geral, o paciente precisa ficar em observação até que o efeito passe. Mesmo assim, na maioria dos casos, principalmente se não houverem complicações, o operado recebe alta no dia seguinte ao procedimento.
Então, o primeiro cuidado que deve ser seguido à risca é evitar esforços físicos, principalmente na região abdominal. Dito isso, este repouso deve se manter nas semanas seguintes ao procedimento. Desta forma, na maioria dos casos, não haverá dores intensas, lesões ou infecções.
Completando uma semana após a cirurgia o paciente deve visitar o médico para o retorno. Alguns casos, apesar de raros, apresentarão o retorno da hérnia, eu o médico poderá perceber nesta consulta. O risco de um novo buraco no músculo é maior entre os pacientes que não mantém o repouso da maneira correta. Isso reforça a necessidade de se resguardar até que a cicatrização esteja completa.
Cirurgia de hérnia epigástrica na Kompa
Conseguir uma cirurgia exige grandes períodos de espera no sistema público de saúde, e uma cirurgia de hérnia epigástrica não pode esperar. Além disso, as clínicas particulares praticam este procedimento com preços muito abusivos.
A fim de aliviar as filas de espera da saúde pública e de democratizar o acesso à saúde, a Kompa oferece uma grande variedade de cirurgias e procedimentos para seus assinantes. Os preços da Kompa são mais acessíveis e o pagamento pode ser feito de forma parcelada.
Está com náuseas, vômitos, prisão de ventre ou diarreia? Clique aqui e agende sua consulta com um gastroenterologista. Clique aqui e confira a página de cirurgias e procedimentos da Kompa.
Comentários