Pesquisar

A Cirurgia Refrativa: Saiba mais!

  • Compartilhar:
post-title

Falando um pouco dos problemas de visão, conheça alguns métodos que tendem a melhorar a visão. Em suma, quando se fala nisso, o melhor método é uma Cirurgia Refrativa. Para quem não sabe, é um conjunto de procedimentos que buscam melhorar: Miopia, Presbiopia, Astigmatismo e Hipermetropia.

A saber, quando fala “Cirurgia Refrativa“, engloba alguns processos que buscam melhorar a visão. Sendo assim, além desse conteúdo explicar melhor, você irá conhecer os tipos de cirurgia que fazem parte desse grupo. Saiba mais e veja como cada uma funciona.

O que é uma Cirurgia Refrativa?

Em suma, costuma ter indicação de um médico de olhos (Oftalmologista). A saber, na maioria das vezes sua função é alguma correção. Dito isso, antes de mostrar a Cirurgia Refrativa e suas diferentes funções, o que precisa saber é que, seu processo é feito por um cirurgião, e os procedimentos além de seguros são eficazes. Além disso, a depender do problema tratado, a pessoa pode até parar de usar óculos ou lentes.

Como já falado, tal cirugia serve para tratar alguns problemas de visão como: Miopia, Presbiopia, Astigmatismo e Hipermetropia. Uma vez com o diagnóstico em mãos, seu médico irá lhe indicar a melhor Cirurgia Refrativa para solucionar seu problema de visão. Abaixo, você lerá um pouco mais sobre cada uma.

Já quer agendar seu procedimento cirúrgico? Basta acessar a Kompa Saúde e selecionar a cirurgia que atende sua questão. A saber, por lá há diversos procedimentos, desde Cirurgia Refrativa até Safenctomia.

Ceratotomia

A chamada Ceratotomia, é uma Cirurgia Refrativa que pode resolver 2 problemas diferentes. Em suma, quando requisitada para tratar miopia, é chamada de Ceratotomia Radial. Por outro lado, existe uma Ceratotomia que visa tratar o astigmatismo, por sua vez, é chamada de Ceratotomia Astigmática.

Sendo assim, agora que já sabe os dois tipos dessa Cirurgia Refrativa, deve-se entender um pouco sobre seu processo. Dito isso, ela começa com um corte na córnea, seja por um bisturi ou laser. Ao terminar o corte, começa o processo para alterar o formato da córnea.

Considerada mais segura e eficaz, a Ceratotomia tem um menor tempo de recupreação. Além disso há poucos riscos com sua córnea como um rompimento por exemplo, ou até mesmo outros problemas de visão. Como Catarata ou perda da visão.

Lente Intraocular Fásica

Sendo um procedimento recomendado para casos graves de miopia e hipermetropia. Sendo assim, ela é usada quando a córnea do paciente é muito curva ou fina. Dessa forma é a mais indicada, ao invés de lasers nesses casos em específico.

Por fim, ela funciona da seguinte forma: é bem simples, há um corte no olho para colocar a lente. Em suma essa lente pode ficar tanto na parte de trás da íris quanto na parte da frente. Para quem ainda tem dúvida, íris é a parte colorida do nosso olho.

Lasik

Uma Cirurgia Refrativa muito rápida, são 10 minutos sem complicação. Em suma é um laser colocado por 8 segundos em cada olho com a pessoa acordada e consiente. Mas aí a pergunta, e a anestesia? Fique tranquilo, é em forma de colírio poucos minutos antes do processo cirúrgico. Vale destacar que esse processo é mais usado em pessoas que sofrem com: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia.

Ela é feita com uma leve abertura na camada mais superficial da córnea. Com o intuito de remover parte do tecido ocular, assim é mais fácil aplicar o laser. Sendo assim há uma modificação em sua curvatura, melhorando o foco do olho nas imagens.

PRK

Por fim, mas não menos importante, a PRK. Recomendada pelo Oftalmologista em casos mais simples de Hipermetropia ou Astigmatismo. Vale destacar que o médico só aconselha tal cirurgia refrativa para pacientes que possuem um córnea mais fina.

Agora que já sabe como é e para que serve, veja mais sobre o procedimento em si e como funciona. Da mesma forma da Lasik, a PRK consiste em remover a parte mais superficial do olho. Assim, com seu controle por computador, é mais fácil mapear o olho e ver a região à ser removida. Por fim começa o processo de correção da curvatura da córnea e melhorar a visão.

O que concluir sobre a Cirurgia Refrativa

Portanto, ao olhar afundo sobre isso, nota-se que é um processo cirúrgico de certa forma simples. Por isso, diversos oftalmologistas apontam alguma Cirurgia Refrativa para ajudar na melhora da visão do paciente. Sendo assim, passe com um médico de confiança e pergunte se é uma boa opção a cirurgia.

Cuide-se sempre que possível, a melhor forma de manter uma vida saudável e manter um equilíbrio nas atividades e em caso de algum problema mais sério, procurar um especialista no assunto. Vale destacar que no blog há diversos conteúdos sobre os mais variados assuntos, caso tenha dúvida, sempre pesquise.

Se precisar da cirurgia consulte os valores e formas de agendar na Kompa.

Fontes

  • Tua Saúde (19/11/2021 às 13H);
  • Centro Oftalmológico (19/11/2021 às 15H);
  • ABCCR (19/11/2021 às 17H30).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?