Pesquisar

Conheça os sintomas de Lúpus

  • Compartilhar:
post-title

O lúpus é uma doença reumática inflamatória autoimune. Compõe o grupo das doenças reumáticas aquelas que afetam o aparelho motor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Entre essas doenças, o lúpus é a principal causa de internação hospitalar, visto que não tratado apresenta evoluções muito danosas ao corpo humano. Além da necessidade de tratamento adequado, o próprio diagnóstico do lúpus é, em si, um processo complicado.

Primeiramente, para o diagnóstico correto, o reumatologista fará o exame físico e ouvirá do paciente a descrição de seus sintomas. Desta forma é importante que você conheça bem os sintomas, permitindo que escolha o especialista adequado para consultar-se.

Sintomas do Lúpus

  • Dor nas articulações;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Rigidez muscular e inchaços;
  • Rash cutâneo – vermelhidão sobre as bochechas e ponta do nariz;
  • Lesões na pele que surgem ou pioram à exposição ao sol;
  • Dor no peito ao inspirar profundamente;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de cabeça;
  • confusão mental e perda de memória;
  • Linfonodos aumentados;
  • Sensibilidade à luz do sol;
  • Feridas na boca;
  • Queda de cabelo;
  • Desconforto geral, ansiedade ou mal-estar.

Alguns desses sintomas são semelhantes aos de outras doenças, por isso que é fundamental consultar-se com um médico profissional para obter um diagnóstico adequado. Além disso, quanto mais sintomas desta lista manifestarem-se no paciente maiores as chances de que este tenha lúpus, e, ainda, que esteja com graves danos à sua saúde.

No entanto, existem alguns sintomas de lúpus que denotam para qual órgão está sendo mais afetado. Como este é um distúrbio com tipos variados de prejuízo ao corpo, algumas manifestações atingem órgãos mais específicos.

  • Sistema nervoso: cefaleia, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade e psicose lúpica.
  • Sistema digestivo: dor abdominal, náuseas e vômito.
  • Coração: arritmia.
  • Pulmão: tosse com sangue e dificuldade de respirar.
  • Pele: coloração irregular da pele, dedos que mudam de cor com o frio.

Tipos de Lúpus e seus sintomas

O lúpus se manifesta de maneiras muito distintas entre os pacientes afetados, além de atingir partes e sistemas variados no corpo humanos. Esta variedade de sintomas dificulta o diagnóstico, mas faz com que o lúpus seja separado entre quatro tipos. São eles: discoide, sistêmico, neonatal e induzido por medicamentos.

Então, o discoide é aquele cujos sintomas aparecem somente na pele do indivíduo, são eles lesões avermelhadas na região do rosto, nuca e couro cabeludo. Além disso a exposição inadequada ao sol costuma agravar o quadro destas lesões. O lúpus discoide pode evoluir para o lúpus sistêmico, mesmo que tratado adequadamente.

O sistêmico é o tipo mais comum de lúpus, desencadeando em processos inflamatórios em diversos órgãos como rins, pulmões, coração e cérebro, além de danos às articulações e ao sangue. Enquanto isso, o lúpus neonatal apresenta-se em recém-nascidos de mães com lúpus, as complicações deste são gravíssimas caso o médico não trate-o adequadamente, no entanto, quando tratado, os sintomas desaparecem pouco tempo depois do nascimento.

Médico Reumatologista

Para diagnosticar, e tratar, o lúpus, um médico reumatologista é o especialista adequado. No entanto para casos de lúpus discoide, aquele que afeta apenas a pele, um dermatologista também é indicado. Sobretudo um médico dedicado é sempre benéfico para o acompanhamento de sua saúde, este profissional tem um conhecimento mais amplo da medicina, portanto pode indicar o especialista adequado em caso de suspeitas de doenças como lúpus.

Então, o médico reumatologista é especializado no aparelho motor (ossos, articulações, tendões etc.). Este especialista aborda adequadamente os problemas inflamatórios que afetam os membros do corpo humano.

Alguns dos tratamentos para lúpus incluem a prescrição de remédios imunossupressores, aqueles que controlam o sistema imunológico e o impedem de destruir os próprios tecidos do corpo. Além destes, os medicamentos corticoides costumam fazer parte do tratamento de lúpus, visto que contém os processos inflamatórios do organismo.

Além de lúpus, o médico reumatologista também trata de doenças como osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites e fibromialgia. O diagnóstico destas envolve os exames de densitometria óssea, radiografia simples, ultrassonografia e ressonância magnética.

Medicina do dia a dia

Assim como tantas outras doenças, o lúpus tem sintomas que podem surgir muito discretamente, de maneira que o indivíduo os ignore. O problema é que no caso de demora do diagnóstico o quadro pode evoluir para um estado crítico, por outro lado se tratados desde cedo os sintomas de lúpus podem desaparecer, apesar de ser uma doença incurável.

Portanto, um acompanhamento médico rotineiro, mesmo para pessoas aparentemente saudáveis, é muito benéfico. Pois uma pequena dor em uma articulação pode acabar ignorada por você, caso a burocracia que envolve o agendamento de uma consulta seja pior do que a própria dor. No entanto este pode ser o primeiro sintoma do lúpus se manifestando no seu corpo, ai é que uma assinatura de saúde que lhe oferece consultas com muita facilidade virá a calhar. Imagine que por apenas R$ 49,90, e através do seu celular, você pode agendar uma consulta com um reumatologista e se livrar da preocupação com algum problema mais grave, isso é Kompa Saúde.

A assinatura da Kompa custa apenas R$39,90 por mês, e, além de oferecer o médico dedicado descrito anteriormente, dá descontos em consultas com inúmeros médicos especialistas. Também oferece atendimento 24 horas com uma equipe de enfermagem e monitoramento contínuo dos seus exames, além de avisar o paciente de algum remédio que ele precise tomar. Caso esteja sentindo algum sintoma descrito neste texto, faça imediatamente sua primeira avaliação com a Kompa aqui.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?