Os sintomas de febre são percebidos quando a temperatura corporal aumenta, sendo essa uma reação do corpo a infecções e doenças. A pessoa poderá sentir mal-estar, calafrios e ter suor frio.
A febre é uma queixa frequente em diversas pessoas, muitas buscam atendimento médico para baixar rapidamente e se livrar dos sintomas. A temperatura corporal é variável, podendo ser baixa pela manhã e mais alta no final da tarde. Sendo assim, são considerados os parâmetros para medida de 36°C até 37,7°C.
Considera-se os sintomas de febre quando o termômetro indica a temperatura acima de 37,8°C. Nesse momento você precisa conhecer os meios para baixar os sintomas rapidamente, evitando complicações na saúde. Veja abaixo e descubra como fazer isso:
O que é febre?
A febre é caracterizada pela elevação da temperatura corporal, ela pode acontecer por diversos fatores e em muitos momentos do dia. O aumento da temperatura é uma resposta do mecanismo de defesa do organismo humano, ele é ativado quando existe algo anormal em seu funcionamento.
Esse aumento tem como objetivo destruir os invasores, eles geralmente são bactérias ou vírus. A definição sobre a febre é bastante flexível, dependendo do seu contexto clínico. Normalmente, é definido pelo aumento da temperatura corporal acima de 37,8°C, secundário a supra-modulação da área responsável por controlar a temperatura no hipotálamo.
O que pode causar a febre?
Como dissemos, o hipotálamo é uma área do cérebro responsável pelo aumento da temperatura do corpo. Quando o corpo detecta alguma invasão de micro-organismos, a febre é um sinal de alerta do problema.
Sendo assim, os sintomas de febre estão alertando que pode haver algo errado acontecendo no corpo. Além de vírus e bactérias, a febre pode ser ocasionada por insolação, tumor maligno, desidratação e condições inflamatórias. Até mesmo os usos de alguns medicamentos podem causar os sintomas.
A febre também pode não ter uma causa identificada, sendo uma classificação dada quando o médico não consegue diagnosticar o que está causando uma febre de 38,3°C em pacientes adultos.
Quais riscos a febre alta traz para o paciente?
Geralmente os sintomas de febre normalmente vêm acompanhados de suor, tremedeira, perda de apetite, dores de cabeça, desidratação, fraqueza no corpo e dores musculares. A febre alta varia entre 39,4°C e 41,1°C e pode causar uma alucinação, convulsão, confusão mental e irritabilidade.
Quando os sintomas de febre alta vêm acompanhados de alterações na pressão arterial, batimentos cardíacos e falta de ar, convulsões, alucinações e desidratação, ela é considerada muito mais perigosa. Nesses casos, a pessoa deve procurar um médico o mais rápido que puder.
Caso sintomas geralmente não existam uma busca imediata pelo profissional, ou seja, em casos que a temperatura não está muito elevada e acabaram de começar, a pessoa pode baixar rapidamente em casa.
Sintomas de febre:
Antes de falarmos sobre os meios para tratar o aumento da temperatura corporal em casa, vamos conhecer os sintomas de febre. Veja quais são os principais indicativos dela:
- Aumento do suor;
- Suor frio;
- Tremedeira;
- Ranger de dentes;
- Vermelhidão na face (rubor facial);
- Sensação de cansaço;
- Calafrios.
Como medir a temperatura corporal?
A melhor forma de medir a temperatura do corpo é utilizando um termômetro digital, ele é de fácil acesso e econômico.
Para a medição deve ser axilar, ou seja, na axila da pessoa. Para conseguir fazer isso, você deve colocar o termômetro na axila e manter o braço imóvel (principalmente em crianças) para que ele não saia do lugar. Espere o sinal do alarme, toque e confira o valor no visor.
Existem outros meios de medir a temperatura, como a oral e a retal, que podem ser feitas em ambientes hospitalares. Também é possível medir a febre na testa e orelha, porém, essas práticas não são muito precisas em seus resultados.
Também existe a opção de um termômetro infravermelho, ele deve ser usado em crianças acima de 4 anos de idade. Esse termômetro é muito útil, principalmente quando existe a necessidade de se manter distante da pessoa com febre.
Ele também requer um investimento econômico maior, e também é considerado menos preciso do que os outros meios de medir a febre.
Quando a febre precisa de uma atenção maior?
A febre deverá receber uma atenção maior quando os sintomas forem persistentes, mesmo tomando medicamentos ele deve ser investigado pelo médico. É fundamental que a pessoa que apresente os sintomas indique uma possível doença que precise de tratamento.
Portanto, se os sintomas não pararem você deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. Outros indivíduos que precisam de uma atenção maior são aqueles que usam medicamentos como corticosteróides, outros que foram submetidos a transplantes, quimioterapia e pacientes com HIV.
Veja outras condições que vão precisar de uma atenção maior caso tenha febre:
- Doença pulmonar crônica;
- Asma;
- Diabetes ou doenças metabólicas;
- Doença crônica gastrointestinal, renal ou hepática;
- Doenças autoimunes;
- Doenças do coração;
Como reagir em casos de sintomas de febre em crianças?
Muitas pessoas também ficam em dúvida do que fazer em caso de sintomas de febre em crianças, e qual o momento de ir ao pediatra. Em algumas crianças a febre não pode ser tolerada, nesse grupo estão aquelas que possuem alguma doença cardíaca ou pulmonar.
Bebês muito pequenos com idade inferior a 3 meses, podem se desidratar rapidamente e sofrer complicações com a febre. Além desse grupo, é preciso receber ajuda de um médico pediatra quando as seguintes situações estão presentes:
- Perda de apetite;
- A criança para de se interessar por suas atividades;
- Chora constantemente;
- Dificuldade para conseguir se levantar;
- Rigidez na nuca;
- Manchas na pele;
- Dor ou dificuldade para urinar;
- Vermelhidão ou inchaço em alguma parte do corpo;
- Convulsão.
Tratamento para os sintomas de febre:
Identificar os sintomas da febre é muito fácil, porém, definir a causa da febre é ainda mais complicado. Para isso, o profissional costuma pedir exames de sangue e raio-x do tórax. A febre pode ter diversas causas, o tratamento deve ser específico para cada uma e o mais indicado é aliviar os sintomas do paciente e elevação da temperatura.
Nos casos de infecção causada por bactéria, deve ser usado antibióticos para eliminar o problema primário e reduzir a febre. O mesmo vale para as inflamações que serão tratadas com anti-inflamatórios.
Meios naturais para baixar a febre:
Existem métodos naturais para ajudar a baixar a febre antes de ser necessário utilizar remédios antipiréticos ou ter uma consulta médica. Veja quais são elas:
- Mantenha-se em repouso;
- Tome suco de laranja, tangerina ou limão para fortalecer o sistema imunológico;
- Beba água fria;
- Tome um banho com água morna;
- Deixe o ambiente bem arejado;
- Retire o excesso de roupa para não aumentar a temperatura do corpo;
- Coloque uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos.
Caso a febre esteja superior a 38°C, procure um médico imediatamente!
Conclusão:
Agora que você conhece os sintomas de febre e o momento de buscar ajuda de um médico, e no caso de crianças procurar o médico pediatra. Poderá obter ajuda médica online aqui na Kompa, oferecemos o teleatendimento para cuidar da sua saúde a distância.
Dessa forma, você não precisa sair de casa para receber acompanhamento dos sintomas da febre. Acesse nosso site e marque uma consulta para essa semana mesmo.
Comentários