Pesquisar

Sintomas de trombose na perna: como reconhecer

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de trombose na perna ocorrem quando um coágulo entope uma veia da perna, bloqueando o fluxo de sangue e impedindo que consiga voltar corretamente ao coração. O paciente com esse quadro terá alguns sintomas como inchaço da perna e dores intensas na região.

Os sintomas de trombose na perna são muito graves, e a maioria das pessoas desconhecem esse problema e as principais causas dele. É importante conhecer os sinais de trombose na perna, e os melhores meios para prevenção do problema. 

Continue lendo o que preparamos para te ajudar a reconhecer os sintomas, e como obter ajuda médica online:

O que é trombose na perna:

A trombose na perna ou Trombose Venosa Profunda (TVP), como também é conhecida. É a formação de coágulo em uma ou mais veias na parte inferior do corpo, geralmente ela ocorre nas pernas. 

A trombose ocorre quando o coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região afetada. O problema é maior quando o coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, fazendo o processo que conhecemos como embolia. 

A embolia pode ficar presa nos pulmões, coração, cérebro ou outras áreas que vão sofrer graves lesões. A trombose pode ser profunda ou superficial, entretanto, em qualquer um dos casos o tratamento precisa ser urgente. O coágulo pode se movimentar na corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos, por exemplo, nos pulmões e gerar uma embolia pulmonar, cérebro gerando uma trombose cerebral, e muitas outras situações que podem levar a morte do paciente.

Conheça os tipos de trombose:

É fundamental que você tenha conhecimento sobre os tipos de trombose, para que possa buscar ajuda de um médico quando identificar os sintomas. Como dissemos, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar as complicações e lesões graves na saúde do paciente. Veja quais são os tipos de trombose:

Trombose arterial:

A trombose arterial é causada por um coágulo de sangue que irá se desenvolver em uma artéria, quando ela ocorre nas artérias, podem ocasionar um ataque cardíaco. Quando ela ocorre na circulação cerebral, pode causar um acidente vascular cerebral ou a falta de oxigênio em outros órgãos.

Trombose venosa: 

A trombose venosa é causada por um coágulo sanguíneo que é desenvolvido em uma veia. Ela pode ser resultado de doenças e lesões nas veias das pernas, imobilidade, alguns medicamentos, obesidade, doenças hereditárias, fraturas ou predisposição hereditária. 

A trombose venosa pode afetar não somente as pernas, mas também pode afetar os membros superiores como a cavidade abdominal, pélvica, torácica, pescoço e cabeça.

Quais os sintomas de trombose na perna:

Apesar de alguns casos serem assintomáticos, em outros podemos identificar os sintomas de trombose. É importante ter muita atenção aos possíveis sinais de trombose na perna ou outras partes superiores.

Quanto mais cedo o problema for identificado, melhor será o tratamento e o prognóstico do paciente. Então tenha muita atenção se você ou alguém próximo está apresentando os seguintes sintomas:

  • Região inchada em que se formou um coágulo;
  • Vermelhidão e calor na região afetada;
  • Dor e sensação de peso;
  • Músculos mais rígidos;

Estes são os principais sintomas de trombose, mas os pacientes também podem apresentar outros sinais. Veja quais são eles:

  • Dores no peito;
  • Fraqueza em determinado lado do corpo;
  • Mudança do estado mental repentinamente;
  • Predisposição genética;
  • Imobilidade provocada por internações hospitalares;

Fatores de risco que causam a trombose na perna:

Existem fatores que trazem um risco maior para ocorrer a trombose na perna, veja quais são eles e depois entenda como mudar estes hábitos:

  • Gravidez e parto;
  • Histórico familiar;
  • Pílula anticoncepcional;
  • Obesidade;
  • Fraturas;
  • Lesões e cirurgias nas pernas ou pés;
  • Medicamentos que podem causar interferência na coagulação;
  • Idade (pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, possuem maiores chances de desenvolver a doença).

Evite a trombose nas pernas;

A trombose nas pernas e outras regiões do corpo podem ser evitadas, a pessoa precisará adotar algumas medidas e mudanças de hábitos simples. Como por exemplo:

  • Evite ficar sentado por muito tempo;
  • Mantenha-se hidratado, beba muita água durante o dia;
  • Use roupas que sejam mais confortáveis;
  • Evite fumar;
  • Evite bebidas alcoólicas em excesso;
  • Pratique exercícios frequentemente;
  • Controle a obesidade;
  • Tenha uma alimentação balanceada, ela deve ser rica em legumes e vegetais.

Tratamento para trombose na perna:

Os sintomas de trombose na perna podem ser curados, o tratamento deve ser orientado pelo clínico geral ou cirurgião cardiovascular. Eles devem diagnosticar e identificar os sintomas, em casos leves podem ser utilizados remédios anticoagulantes ou trombolíticos, em muitos casos quando os sintomas são graves é necessário fazer uma cirurgia.

Ao decorrer do tratamento, o médico deve acompanhar a saúde do paciente e o local que foi afetado pela doença. Desse modo, ele conseguirá notar os sinais de melhora da trombose.

Sinais de piora da trombose:

Geralmente, quando o tratamento não está dando certo e ocorre a piora dos sintomas da trombose na perna, o paciente terá a deslocação do coágulo das pernas para os pulmões. Eles podem sentir dificuldades para respirar, ter dores no peito, tonturas, desmaios e tosse com sangue.

Quando esses sinais são identificados, o paciente precisa de ajuda médica imediatamente!

Sinais de melhora:

Os sinais de melhora podem surgir após alguns dias do início do tratamento, a vermelhidão e a dor no local vão diminuir. O inchaço pode demorar algumas semanas para começar a reduzir o tamanho, e muitas vezes ele pode estar maior ao final do dia.

Complicações da trombose na perna:

 Geralmente a complicação a curto prazo da Trombose Venosa Profunda é o Tromboembolismo Pulmonar (TEP). A longo prazo, será a síndrome pós-trombótica. Ela se caracteriza por dor crônica, sensação de peso, inchaço e cãibra, e os sintomas podem melhorar durante repouso e elevação dos membros inferiores.

Outra complicação possível é a hipertensão pulmonar, agravando a doença arterial e hemorragia espontânea causada pelo uso de medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, principalmente em pessoas idosas.  Por esse motivo, a consulta com o médico e a mudança de hábitos são fundamentais.

Procure ajuda médica:

Como dissemos no começo, essa doença é grave e precisa ser tratada o mais rápido possível. Dessa forma, o médico poderá identificar os sintomas e confirmar o diagnóstico para dar início ao tratamento.

O tratamento evitará as complicações que citamos, o médico também deverá orientar o paciente sobre a mudança de hábitos que são necessárias para melhorar os sintomas e a saúde do paciente.

Para ter uma consulta o mais rápido possível, os pacientes podem utilizar a telemedicina. Assim, eles conseguem ter contato rápido com o profissional, diagnosticar e já obter dicas para tratar os sintomas de trombose na perna.

Aqui em nossa plataforma Kompa, oferecemos essa forma de atendimento para diagnosticar e acompanhar a saúde dos pacientes. Passamos orientações sobre alimentação, exercícios, sono e higiene. Tudo aquilo que representa o cuidado com a saúde na rotina das pessoas.

Conclusão:

Agora que você conheceu os sintomas de trombose na perna, o que causa esse problema e as mudanças necessárias para evitá-las. Você poderá utilizar o teleatendimento que oferecemos para acompanhar a saúde de pacientes de todos os estados do Brasil.

Acesse nossa plataforma e marque uma consulta para essa semana mesmo, evite as complicações causadas pela trombose na perna. 

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?