Os sintomas de gases intestinais podem causar incômodos e constrangimento no cotidiano de algumas pessoas. A presença dos gases é completamente normal, porém, os gases começam a ser um problema quando acontece a flatulência excessiva, ou seja, mais de 25 gases são eliminados diariamente. Também pode acontecer a distensão abdominal, comumente conhecida como inchaço na barriga.
Normalmente os sintomas de gases surgem após uma refeição muito grande ou quando a pessoa fala muito enquanto come, causado pela deglutição de ar. Geralmente os sintomas são melhorados após a eliminação dos gases presos, seja através da liberação intestinal ou em arrotos.
Também existem casos em que os gases não são facilmente eliminados, geralmente esse problema acontece em pessoas com prisão de ventre. Se você sofre com os sintomas de gases presos, continue lendo esse artigo onde iremos te ajudar a tratar o desconforto, e quando procurar por ajuda médica. Confira:
Os gases intestinais:
O acúmulo de gases no intestinais promovem a distinção, que também é chamada de meteorismo. Quando os gases são responsáveis por desconforto ou dor abdominal, com eliminação em excesso pelo ânus, temos um quadro conhecido como flatulência.
A presença de gases é causada por um processo biológico natural, onde a fermentação pode ocorrer após a digestão de alimentos. Alguns alimentos são mais fermentáveis, e acabam aumentando a flatulência. Geralmente, esses alimentos são: leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha; vegetais crucíferos como couve-flor, repolho, brócolis e alcachofra; Lactose que é o açúcar do leite; amido e frutose. São carboidratos presentes naturalmente em diversos tipos de alimentos, muitos são usados como adoçantes em produtos industrializados.
A flatulência também pode ser causada pela aerofagia, ou seja, a ingestão de ar em quantidade anormal. Além disso, também pode estar relacionada a algum problema de saúde, que esteja afetando o sistema digestivo como a hipocloridria, má digestão, parasitoses, disbiose e síndrome do intestino irritável.
O acúmulo de gases no estômago também são eliminados através da eructação (arroto), quando esse processo não acontece, os gases são parcialmente transportados até o intestino delgado e são absorvidos. O restante se dirige ao intestino grosso onde são eliminados através do ânus, em forma de flatos.
É importante ressaltar que os casos de desconforto e dores fortes, necessitam de ajuda médica para diagnosticar e tratar os sintomas corretamente.
Principais causas dos sintomas de gases:
Os sintomas de gases intestinais presos são principalmente influenciados pelos hábitos e estilo de vida de cada pessoa. Conheça quais são as principais causas do acúmulo de gases intestinais:
- Engolir muito ar durantes as refeições:
Muitas vezes ,quando comemos muito rápido pode haver a entrada de ar no organismo, provocando a formação dos gases. Essa condição é chamada de meteorismo intestinal, muitas vezes os sintomas são completamente desconfortáveis e causam inchaço e dores abdominais.
- Alimentos de difícil digestão:
Como dissemos no começo, alguns alimentos causam uma digestão mais lenta e aumentam a fermentação no intestino. Os principais alimentos que causam esse problema são carboidratos, gorduras e proteínas. Geralmente os pacientes com sintomas e excesso de gases consomem os seguintes alimentos:
- Repolho, couve-flor, brócolis, milho, leite;
- Feijão, Batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo;
- Bebidas com gás, aspargos, cerveja, cebola;
- Grão de bico, ervilhas, batata e lentilha.
Consumir esses alimentos que são ricos em fibras com alimentos com muita gordura, favorecem para a formação dos gases intestinais. Vale lembrar que alguns alimentos podem causar gases em algumas pessoas, mas em outras não.
- Antiácidos ou antibióticos:
Usar antiácidos e antibióticos podem causar alterações na flora intestinal, e o processo de fermentação dos microrganismos pode aumentar a produção de gases intestinais.
- Prisão de ventre:
Outra causa dos sintomas de gases é a prisão de ventre, às vezes permanecem por mais tempo no intestino, favorecendo para o aumento da fermentação e dificultam a saída dos gases intestinais. A pessoa poderá sentir muita dor e desconforto abdominal.
Fatores de risco:
Algumas pessoas podem estar mais propensas a desenvolver os sintomas de gases, veja quais são os fatores de risco:
- Ingerir bebidas gaseificadas frequentemente;
- Pessoas com problemas intestinais crônicos;
- Pessoas com dieta rica em legumes, frutas, vegetais e grãos que causam fermentação;
- Pacientes com intolerância à lactose.
Sintomas de gases:
Os sintomas de gases podem ser diferentes, dependendo do local onde estão sendo acumulados. Veja quais são eles:
Gases estomacais:
Quando os gases se acumulam no estômago, eles podem causar os seguintes sintomas:
- Perda de apetite;
- Fisgada no peito;
- Sensação de falta de ar;
- Queimação na garganta;
- Arrotos;
- Inchaço no estômago;
- Fisgadas no peito.
Gases intestinais:
Os sintomas que indicam os sintomas de gases no intestino são:
- Cólica intestinal;
- Flatulência;
- Barriga dura;
- Prisão de ventre;
- Inchaço abdominal;
- Dores abdominais intensas;
Cuidados para acabar com o excesso de gases:
Existem algumas formas caseiras para tratar os sintomas e evitar a formação de gases em excesso, veja quais são:
- Fazer caminhada após almoço ou jantar;
- Tomar uma xícara de chá de funcho ou hortelã após a refeição;
- Mudar os hábitos alimentares, adotando uma dieta equilibrada com alimentos que sejam ricos em fibras;
- Beber bastante água;
- Evite refrigerantes e bebidas com gás durante as refeições;
- Evite os alimentos que sejam ricos em carboidratos, como lasanha, macarronada e fondue;
- Evite o excesso de leite e derivados, também evite os pratos de carne que sejam preparados com leite, como o estrogonofe por exemplo;
- Comer devagar;
- Evite muito falar durante as refeições.
Quando devo procurar um médico?
Quando a pessoa está eliminando gases mais vezes que o normal, ou está com dores abdominais frequentes devido aos sintomas de gases, deve procurar o gastroenterologista. Ele é o profissional responsável por tratar doenças e alterações do trato gastrointestinal, que vão da boca até o ânus.
Ele é o responsável por tratar diversos tipos de doenças relacionadas à digestão, por exemplo, as cólicas intestinais, dores de estômago, prisão de ventre e diarreia. Em casos de sintomas de gases intestinais em excesso, o paciente deve procurar pelo profissional quando tiver:
- Dores abdominais prolongadas;
- Sangue nas fezes;
- Dor no peito;
- Perda de peso não intencional;
- Náusea ou vômitos frequentes;
- Mudança na cor, textura e frequência das evacuações.
Os gases frequentes podem interferir na qualidade de vida do paciente, portanto, é importante ficar atento ao excesso e frequência dos sintomas e procurar o médico para tratar e minimizar o problema.
Teleatendimento na Kompa:
Aqui na Kompa nós passamos orientações sobre alimentação, exercícios, sono e higiene. Tudo aquilo que representa cuidado com a saúde na rotina das pessoas. E o melhor é que elas não precisam sair de casa para receber nossas orientações e acompanhamento profissional.
Elas podem utilizar o nosso Teleatendimento, basta ter um computador ou smartphone para acessar nossa plataforma e marcar uma consulta. O paciente com sintomas de gases em excesso consegue receber acompanhamento de um gastroenterologista em nossa plataforma, basta fornecer as informações que forem solicitadas e marcar uma consulta online.
Conclusão:
Você conheceu os sintomas de gases, o que causa o problema e como aliviar o excesso deles. Se estiver sofrendo com os sintomas em excesso, apresentando os problemas que falamos aqui, marque uma consulta para essa semana mesmo em nossa plataforma Kompa.
Basta acessar e completar as informações para agendar uma consulta e receber acompanhamento e orientações de um profissional da saúde.
Comentários