A trombose é a formação de coágulos nas veias ou artérias, ela costuma surgir na perna e também pode gerar complicações no corpo inteiro. Uma em cada quatro pessoas no mundo morre com sintomas de trombose.
O coágulo sanguíneo impede ou prejudica a circulação de sangue na região em que está, até que se solta e vai para um órgão. Muitas pessoas desconhecem o que causa a trombose e quais são os sintomas dela.
Pensando nisso, separamos informações com as melhores maneiras de prevenção e os sinais mais comuns desse problema. Também iremos falar sobre o acompanhamento médico online, veja abaixo e utilize essa nova de atendimento para tratar os sintomas de trombose:
O que é trombose?
Muitas pessoas não sabem o que é a trombose e quando suspeitam desse problema, ficam perdidos sem saber como tratar os sintomas.
A trombose é uma formação de um coágulo sanguíneo (trombo) que dificulta a circulação de um sangue, ou seja, não passa nenhum vaso sanguíneo. O local afetado pode variar, muitas vezes a trombose acontece nas pernas. Cada região irá apresentar uma extensão do quadro e os sintomas da trombose irão variar.
Algumas vezes um desses coágulos se desprendem e circulam pelo corpo, isso pode causar tromboembolismo pulmonar ou um AVC.
Existem casos agudos onde o próprio organismo dissolve os coágulos, sem que a pessoa tenha alguma repercussão. O problema está no momento em que o trombo ganhar volume ou quando o bloqueio sanguíneo persiste, causando inflamações nas artérias e veias.
O que causa a trombose e quais são os fatores de risco?
Existem três fatores principais para a causa da trombose: Estase, danos nas paredes da via e alterações nos fatores de coagulação. Entenda melhor sobre cada uma delas:
Estase: Ocorre quando a circulação sanguínea fica estagnada, ou seja, ela irá acontecer quando a pessoa permanece sentada ou deitada por muito tempo. As pernas ficam na mesma posição, por longos períodos.
Alterações da parede das veias: Traumas ou manipulações cirúrgicas porém mexer com o estado dos vasos, fazendo com que eles sejam mais propensos a alojar um trombo. O cigarro também pode danificar os vasos sanguíneos, favorecendo para o caso de trombose.
Fatores de coagulação: São proteínas do sangue que geram coágulos para cicatrizar os tecidos e outras coisas. Existem pessoas que por genética, apresentam uma concentração alta dessas moléculas. Alguns remédios também podem favorecer e interferir nesse caso.
Também existem casos onde a trombose é resultado da aterosclerose, ou seja, a formação de placas de gordura e outras substâncias que vão bloquear as artérias e veias. Esse caso está atrelado a diversos fatores como colesterol alto, diabetes, hipertensão, cigarro, obesidade e muitos outros.
Geralmente a trombose acontece a partir dos 60 anos de idade, porém, um dos principais fatores de risco para é o tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool.
Tipos de trombose:
Como dissemos, existem dois tipos de trombose. Veja quais são:
Trombose Arterial: É causada por um coágulo de sangue, onde se desenvolverá em uma artéria. Quando a trombose arterial ocorre nas artérias coronárias, podem causar ataque cardíaco. Quando ocorre na circulação cerebral, pode ocorrer um acidente vascular cerebral ou falta de oxigênio para outros órgãos.
Trombose venosa: A trombose venosa é o tipo mais comum, ela é causada por um coágulo de sangue desenvolvido em uma veia. Ela pode ser um resultado de doenças e até mesmo de lesões nas veias das pernas, fratura, imobilidade, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.
Existem doenças que podem ser classificadas nessa mesma categoria. Também é importante destacar que a trombose venosa profunda é uma doença relativamente comum, geralmente ela ocorre em 90% dos membros inferiores com frequência nas pernas.
Sintomas de trombose:
Em muitos casos não é possível notar nenhum dos sintomas de trombose, mas em alguns ela pode ser identificada. É fundamental que você tenha atenção a possíveis sintomas e sinais de trombose, para poder procurar ajuda médica rapidamente. A trombose deve ser tratada rapidamente, quanto mais rápido, melhores serão os prognósticos da pessoa. Fique atento se notar a presença dos seguintes sintomas e sinais:
- Rigidez da musculatura;
- Inchaço na região onde se formou o coágulo;
- Vermelhidão e calor no local;
- Dor e sensação de peso;
- Dor no peito;
- Mudança do estado mental repentinamente;
- Fraqueza em um lado do corpo;
- Predisposição genética;
- Diabetes;
- Varizes;
Como evitar a trombose?
Pessoas que possuem características que são consideradas fatores de risco, possuem uma dificuldade maior para ter a prevenção à trombose. O primeiro passo é adotar um estilo de vida saudável, entenda melhor:
- Procure cuidar do seu peso;
- Não fume;
- Pratique atividade física regularmente;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
- Use roupas e sapatos folgados e confortáveis (principalmente durante viagens);
- Beba muita água, tome cuidado com a desidratação;
- Se você trabalha muito tempo sentado, é importante que se movimente ou use meias de compressão.
É fundamental que você busque ajuda médica quando identificar ou suspeitar dos sintomas de trombose, principalmente se estiver um histórico familiar. Ao obter o diagnóstico, o médico poderá tratar adequadamente dos sintomas, evitando as complicações da trombose.
Quais são as complicações?
A complicação da trombose mais grave é o tromboembolismo pulmonar ou a embolia pulmonar. Ocorre quando o coágulo se desprende da veia e passa pelo coração, e finalmente chega aos pulmões. Isso irá interromper a circulação completamente, o problema pode causar falta de ar, tosse, dores e possivelmente, levar ao óbito
Também existem riscos de amputação do membro que foi atingido. A pessoa também pode sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.
Tratamento dos sintomas de trombose:
Para evitar a complicação dos sintomas de trombose, é importante realizar o tratamento correto e indicado por um médico. O trombo pode ser dissolvido ou retirado com cirurgias, remédios e outros processos.
Em todos os meios, o vaso afetado pode ser eliminado de uma forma ou de outra. Assim, a pessoa terá um alívio ou até mesmo resolver os sintomas. A pessoa deve manter os cuidados durante a vida toda, para que a trombose não volte a acontecer e incomodar e até mesmo para aliviar as consequências dela.
O tratamento varia para cada tipo e gravidade dos sintomas de trombose. Se for a trombose venosa pode ser tratado com medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios.
Para a trombose arterial, também é utilizado medicamentos para dificultar a formação de trombos.
Busque ajuda médica:
Quando a pessoa identificar os sintomas de trombose, é importante buscar ajuda médica imediatamente para evitar as complicações e outros riscos à saúde.
Uma das melhores formas de ter diagnóstico e acompanhamento médico é através da telemedicina. Aqui na Kompa você poderá receber atendimento online para tratar os sintomas de trombose, entre em nossa plataforma e marque uma consulta para essa semana mesmo.
Conclusão:
Você conheceu os sintomas de trombose e as complicações que podem acontecer com a falta de tratamento. Portanto, utilize as teleconsultas para que você seja atendido de onde estiverem. Receba a atenção que você merece, porque a sua saúde não pode ficar para depois.
Entre em nosso site Kompa e marque sua consulta para essa semana, diagnosticando e tratando os sintomas de trombose evitando possíveis complicações.
Comentários