A pneumonia é uma inflamação que afeta os pulmões, e que geralmente está relacionada a infecção. Os sintomas da pneumonia são causados pelo tratamento incorreto de um resfriado ou gripe, diminuindo a imunidade da pessoa que está doente.
O paciente fica sem as defesas do organismo para conseguir barrar e proteger o pulmão, onde diferentes bactérias podem se infiltrar nos alvéolos pulmonares e resulta nos sintomas de pneumonia.
Existem grandes variedades de inflamação de pneumonia, e os sintomas que cada uma delas apresenta podem ser diferentes. Separamos as informações necessárias para te ajudar a separar os sintomas de pneumonia das outras doenças, veja abaixo:
Sintomas de pneumonia:
Existe uma grande variedade de pneumonia, os sintomas causados por elas incluem:
- Febre alta;
- Dor no peito;
- Tosse com catarro;
- Dores nas costas;
- Falta de ar;
- Alterações na pressão arterial;
- Mal estar;
- Cansaço e fadiga;
- Respiração acelerada.
Conhecer os principais sintomas de pneumonia é essencial para não confundir com as outras doenças respiratórias que podem ter estes mesmos sintomas.
Tipos de pneumonia:
Como dissemos, existem diversos tipos de pneumonia e todas elas afetam o corpo humano de diversas formas. Entre todos eles temos:
- Pneumonia viral: Esse tipo de pneumonia é pela presença do vírus invasor na região dos alvéolos pulmonares.
- Pneumonia bacteriana: Este é o tipo de pneumonia mais comum, causado por bactérias que estão presentes em outras partes do próprio organismo.
- Pneumonia nosocomial: Este tipo acontece em pacientes que estão na UTI e respirando com a ajuda de aparelhos. As bactérias são levadas até o pulmão através dos aparelhos inseridos para ajudar a saúde dos pacientes.
- Pneumonia aspirativa: Geralmente é causado pela inalação de produtos tóxicos ao organismo, por exemplo, fumaça e odores de alguma substância química. O paciente que sofre constantemente de refluxo ou engasga com o próprio vômito, pode sofrer de pneumonia aspirativa.
Doenças que a pneumonia pode ocasionar:
As consequências variam muito da idade, tipo de pneumonia, estado geral de saúde antes da doença de cada paciente. A pessoa com problemas cardíacos ou pulmonares, podem ter mais riscos de complicações.
Uma das complicações mais comuns da pneumonia é o derrame pleural, os pulmões são revestidos por duas membranas, as pleuras. Este derrame é o acúmulo de líquido entre as membranas, e algumas vezes o líquido pode se transformar em pus e deverá ser drenado para controle da infecção.
Outra complicação grave é a bacteremia, ela ocorre quando a bactéria alcança o sangue, e pode se espalhar por todo o corpo e apresentar mais riscos para sua saúde.
Como aliviar os sintomas da pneumonia:
O tratamento pode ser feito à base de medicamentos ou de forma caseira, os remédios devem ser indicados por um médico durante uma consulta. Para conseguir receber um diagnóstico e tratamento rápido, você pode agendar uma consulta online com um pneumologista ou clínico geral aqui na Kompa. Para tratamento caseiro você pode optar por:
- Beba muita água;
- Evite lugares públicos ou ambientes fechados;
- Tape a boca para tossir;
- Lave as mãos regularmente para evitar a transmissão da doença;
- Faça nebulizações com soro fisiológico;
- Fique de repouso;
- Evite mudanças bruscas de temperatura;
- Não tome remédios sem orientações médicas;
Conclusão:
Aqui na Kompa você poderá receber um diagnóstico e orientações de um médico online, sem precisar sair de casa. Basta acessar nossa plataforma e agendar a sua consulta, é uma forma rápida e eficiente de tratar os sintomas de pneumonia e evitar que se torne algo com graves consequências.
Marque sua consulta e comece a tratar adequadamente a pneumonia e sua saúde de forma rápida e online com um médico a distância.
Comentários