A Diabetes atinge milhões de pessoas, trata-se de uma doença silenciosa onde a maioria dos portadores não sabem que possuem essa condição. Os sintomas de diabetes podem variar de acordo com o tipo de doença, geralmente os primeiros sinais podem ser: cansaço frequente, perda de peso repentina, muita fome, muita sede, entre outros.
Entender e conhecer os primeiros sinais dos sintomas de diabetes, será importante para iniciar o tratamento. O clínico geral, endocrinologista ou pediatra devem ser solicitados para que exames sejam realizados para diagnosticar a doença. Entenda melhor sobre os sintomas de diabetes e porque deve ficar atento:
Os sintomas de diabetes:
É importante ficar atento aos sintomas de diabetes, eles são silenciosos e podem se tornar graves. Conheça quais são eles:
- Muita sede;
- Boca seca;
- Dificuldade para cicatrizar feridas;
- Escurecimento no pescoço, axila e outras partes;
- Câimbra ou formigamento nos membros;
- Infecções fúngicas;
- Muita fome;
- Irritabilidade ou falta de disposição;
- Emagrecimento repentino;
- Entre outros.
É importante que os sintomas de diabetes sejam identificados no começo, assim o treinamento será iniciado e irá prevenir as complicações da doença. Em casos graves que não são tratados ocorre a dificuldade para enxergar, formigamento pelo corpo, dores, problemas renais, má circulação e muitos outros problemas.
Diagnosticando a diabetes:
Os exames solicitados pelo médico podem diagnosticar a diabete, veja quais podem ser:
- Hemoglobina glicada: Normal caso esteja até 5,7%
- Teste de Tolerância de glicose: Até 140 mg/dL 2 horas depois da realização do exame, 199 mg/dL até 4 horas;
- Teste da picada no dedo: Até 200 mg/dL é normal a qualquer momento do dia;
- Exame de sangue da glicose com jejum de 8 horas: é normal até 99 mg/dL;
Os pacientes devem fazer um desses exames 1 vez por ano, para que saiba a taxa exata de açúcar no sangue. É importante conseguir identificar se ela está alta, qualquer pessoa pode desenvolver o diabetes tipo 1 ou 2.
Como reverter os sintomas de Diabetes Mellitus:
Diabetes mellitus é uma dificuldade do organismo em controlar os níveis de glicose presente no sangue, mantendo ele em níveis acima do normal. Existem outros tipos de diabetes, com causas e mecanismos diferentes para desregulação dos níveis de glicemia.
Geralmente ela surge por falta de produção da insulina ou pela incapacidade das células de reconhecerem a presença dela. Desse modo, existe a insulina, mas ela não consegue colocar a glicose dentro das células. Existem casos em que o paciente possui os dois tipos de problemas, e ainda pode produzir pouca insulina e obter o mau funcionamento dela.
O resultado da redução da produção da insulina ou do mal funcionamento, será o acúmulo da glicose no sangue. O paciente consegue os alimentos, recebe a glicose no sangue e as células não conseguem identificar, resultando no aumento da glicemia elevada.
O aumento constante da glicemia é chamado de Hiperglicemia, e pode ser provocada pela falta de glicose nas células ou pela lesão dos vasos sanguíneos, que pode ocorrer após anos possuindo a doença. Este excesso é tóxico para as células dos vasos sanguíneos, fazendo que as artérias sofrem lesões que levam a complicações da diabetes. Por exemplo, problemas renais, cegueira, e outros problemas.
Tratamento da diabetes mellitus:
O tratamento exigirá mudanças de hábitos e estilo de vida, com uma dieta saudável e atividade física. Um profissional deverá ser consultado para que o paciente receba todas as orientações sobre o tipo de diabetes que possui, e as devidas formas de tratamento.
Consequências mais sérias da Diabetes tipo II:
A glicemia elevada poderá causar graves consequências ao organismo. Entre todas as complicações podem ressaltar as lesões, placas nos vasos sanguíneos, amputações, Retinopatia, neuropatia periférica, e outros fatores de risco que comprometem a oxigenação dos órgãos.
Portanto é importante ficar atento aos sintomas:
- Muita sede;
- Boca seca;
- Vontade de urinar muitas vezes;
- Perda de peso repentina;
- Formigamento nos pés e pernas;
- Feridas demoram para cicatrizar;
- Cansaço frequente.
Atendimento e diagnóstico online:
Aqui na Kompa você poderá ter atendimento online com vários médicos, ele irá diagnosticar e passar o tratamento online. O paciente não precisa ir até o consultório médico, basta acessar a plataforma, agendar uma consulta e após o médico conseguir realizar o diagnóstico, ele irá encaminhar para o paciente.
Dessa forma, ele conseguirá ter uma qualidade de vida melhor e evitar problemas mais graves com os sintomas silenciosos da diabetes.
Conclusão:
Agende uma consulta com um médico online aqui na Kompa, podemos te ajudar a diagnosticar e dar início ao tratamento ideal para a diabetes tipo II, evite que as consequências causadas por essa doença causem danos mais graves a sua saúde.
Acesse nossa plataforma online e agende sua consulta para que sua saúde seja tratada e orientada pelos profissionais a distância, ou seja, utilizando a nova consulta virtual conhecida como telemedicina.
Comentários