Sentir dor de cabeça constante pode ter diversas causas, a mais comum delas é o estresse, cansaço, ansiedade ou preocupação. As dores que surgem em regiões específicas da cabeça podem estar relacionadas à enxaqueca, por exemplo, na parte frontal, lado esquerdo ou no lado direito.
A dor de cabeça que vem acompanhada de tontura, pode ser um sinal de pressão alta ou gravidez. Em outros casos ela pode estar relacionada a problemas de saúde, por exemplo, problema de visão, alterações hormonais, gripe e assim por diante.
Preparamos esse artigo para você entender o que é a dor de cabeça constante e como melhorar e aliviar os sintomas
Causas comuns da dor de cabeça constante:
Existem momentos durante o dia a dia que podem causar o aparecimento de uma grande dor de cabeça. Identificá-los é muito importante, conheça alguns deles:
- Problema de visão:
O paciente pode sofrer de miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros. Que podem provocar dor de cabeça, ela faz com que a pessoa force as vistas para conseguir enxergar as coisas.
- Calor:
O calor também pode resultar em dor de cabeça, isso porque a alta temperatura gera uma desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos do corpo e os presentes na cabeça.
- Ansiedade e estresse:
A dor de cabeça constante também pode ser causada pela ansiedade ou estresse, o paciente que sofre com ela geralmente não dorme direito e tem a mente sempre ativa. Isso tudo prejudica a concentração, o corpo e a mente ficam cansados e isso favorece para a dor acontecer.
Alguns pacientes que consomem alimentos estimulantes como refrigerante, café e chocolate, podem resultar em dores de cabeça. E quando a pessoa fica em jejum, pode resultar na mesma dor, pois há hipoglicemia.
Esses são apenas alguns dos motivos que podem causar a dor de cabeça, existem muitos outros que precisam ser analisados para alívio do incômodo.
Conheça as doenças mais diagnosticadas que incluem sintomas de dor de cabeça:
Em muitos casos a dor de cabeça pode ser momentânea, mas também existem doenças que causam grandes dores. Nesse caso, o paciente dificilmente consegue resolver sozinho e vai precisar de ajuda médica. Veja algumas das doenças mais diagnosticadas e que possuem como sintoma a dor de cabeça:
- Dengue:
A dor de cabeça causada pela dengue costuma afetar a região no fundo dos olhos, e vai piorando com o esforço e movimento da visão. Para aliviar o paciente pode tomar remédios como paracetamol e utilizar compressas de água morna na região da testa.
- Astigmatismo:
Ele também afeta muitas pessoas e o principal sintoma é a dor de cabeça e tontura. A dor é causada pelo fato da córnea ter o formato oval, e distorcer a luz quando ela é captada pela visão.
- Miopia:
Também é um erro refrativo muito comum que causa muita dor de cabeça. Ao ter dificuldade para enxergar o que está distante, o paciente irá forçar a visão. Como resultado, ele terá muitas dores de cabeça e tontura.
- Sinusite:
A dor de cabeça causada pela sinusite costuma ser caracterizada por uma dor na face, bochechas, atrás da testa, ao redor dos olhos e nos ouvidos. O sintoma piora quando o paciente movimenta a cabeça ou quando se deita.
Essas são apenas algumas das doenças que possuem os sintomas de dores de cabeça, existem muitas outras como: cefaléia tensional, cefaléia em salvas, tumores, AVC hemorrágico, artrite, trombose.
Como agir diante da dor de cabeça persistente:
A dor de cabeça pode passar com medicamentos e outras técnicas que são simples e práticas de serem aplicadas. Elas são:
- Usar compressas mornas:
O paciente pode utilizar uma compressa morna ou fria, dependendo da intensidade e causa da dor de cabeça. Ao aplicar ela no local da dor, em 10 a 20 minutos o incômodo irá ser aliviado. A compressa fria é indicada para dor típica da enxaqueca, e a morna é para dores tensionais.
- Realizar uma massagem na cabeça:
A massagem deve ser feita na cabeça, é uma ótima opção para alívio da dor. Ela mobiliza a corrente sanguínea, ajudando a diminuir a dor e ajuda a relaxar o corpo e a mente. Realize as massagens usando as pontas do dedo, massageie a testa, parte lateral da cabeça e a nuca.
- Tomar chá:
O chá de gengibre tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor.
Qual a diferença entre dor de cabeça e enxaqueca
Conforme vimos acima, a dor de cabeça pode surgir como sintoma de diversos fatores comportamentais ou de doenças. Já a enxaqueca é uma doença e tem a característica de ser persistente. A enxaqueca exige tratamento e acompanhamento médico.
Conclusão:
Agora que você conheceu os sintomas de dor de cabeça, as doenças que possuem esses sintomas, e as dicas que passamos para tratar as dores, você poderá aliviar o incômodo. E se precisar, poderá ter uma consulta online aqui na Kompa para tratar a dor de cabeça sem sair de casa.
Comentários