Pesquisar

Qual a melhor roupa para grávida

  • Compartilhar:
post-title

O corpo da mulher que vai está esperando um filho passa por mudanças muito rápidas, então a roupa para grávida é um fator muito importante nesse processo. O que vestimos está diretamente relacionado com nosso bem-estar, conforto, autoestima e até, no caso das gestantes, segurança. Por estes motivos que todas as mulheres grávidas vão atrás das melhores opções de vestuário. Se cada corpo já é muito específico em seu estado normal, imagine durante uma gravidez. Felizmente existem profissionais que se dedicam ao estudo da anatomia para desenvolver boas opções de roupas para as grávidas.

Todos nós gostamos de sentir que estamos bem vestidos, mas não podemos abrir mão daquilo que é confortável. A mulher grávida precisará abrir mão de usar muitas peças de roupa que já estão em seu guarda roupa, mas fique tranquila, pois elas voltarão a servir após o nascimento do bebê.

Roupa para grávida nas situações do dia a dia.

É normal que nosso estilo de roupa mude para cada situação em que estamos, não nos vestimos da mesma maneira no trabalho, na academia e numa festa. Então, existem algumas dicas gerais para que a grávida se adapte à essas situações mantendo seu conforto. Uma dica principal na escolha das novas roupas é comprar aquelas que podem ser ajustadas em uma costureira, adaptando-as a cada fase da gestação. Além disso, indica-se a preferência por roupas de algodão, visto que estas evitam reações alérgicas e algumas infecções.

No trabalho e no frio, camisas ou camisetas de algodão associadas a um blazer são uma boa e elegante opção para a mulher grávida. Como não é necessário fechar o blazer, este aquece o corpo da gestante sem apertar a barriga.

A prática de atividade física, sob orientação adequada, é muito benéfica para a grávida, e também exige uma vestimenta específica. Se as calças legging não são a melhor opção para o momento casual da grávida, na prática de exercício físico esta peça torna-se uma boa opção. Assim como uma camiseta solta e leve, que permita a boa movimentação do corpo.

Tanto para o dia a dia quanto para a pratica esportiva, um tênis esportivo é uma boa opção para a mulher grávida, protegendo o joelho da mulher dos impactos diários que sofre, ainda mais fortes levando em conta o aumento de peso que acompanha a gravidez. Mas sandálias e sapatos de salto-alto também podem, desde que sejão rasteirinhas ou que o salto seja grosso e tenha menos de 5 cm. Estes tipos de calçados distribuem bem o peso do corpo no pé, diminuindo dores e ajudando nas práticas diárias da mulher.

As mais confortáveis roupas para grávidas

Encontrar peças de roupa que se adequem ao gosto e ao conforto da mulher grávida não é fácil. Inclusive, esses produtos costumam ser caros, pois os lojistas sabem que estão vendendo peças com muita procura para um nicho bastante específico. Desta forma, pesquisar profundamente na internet antes de sair às compras é o mais indicado. Felizmente este é um daqueles processos que pode acabar se tornando prazeroso para o núcleo familiar, aumentando a expectativa pelo bebê, da mesma maneira que a compra do enxoval para o bebê serve para animar ainda mais os pais antes da chegada dele.

Enfim, tecidos finos, blusas, vestidos soltinhos, túnicas e batas são boas opções para a mulher grávida, principalmente se forem de algodão. Estas peças são versáteis, visto que seus tamanhos permitem que a mulher as utilize durante muitos meses da gestação. Alguns vestidos de algodão com certa elasticidade são ótimas opções para dias mais frios. Sobretudo, qualquer uma dessas peças pode variar de cor ou detalhes para cada modelo, o que é ótimo para encontrar aquelas de seu gosto.

Calças que tenham uma larga faixa elástica na cintura, normalmente de poliéster, são uma boa opção para ajudar a evitar os inchaços em pés e pernas. Quanto menos apertada estiver a roupa, melhor para prevenir-se desse tipo de problema. Apesar de muito comum durante a gravidez, um inchaço generalizado deve ser notificado ao médico para que se evitem complicações. Calças flare ou bootcut são escolhas muito comuns de roupa para grávida, o modelo com a boca mais aberta equilibra-se bem com a barriga que, felizmente, está cada vez maior.

E após o parto?

Da mesma maneira que as mães já começam a escolher as roupinhas para o bebê antes mesmo do nascimento, também é importante lembrar das suas próprias peças para este momento. Pensar em si mesma também é psicológicamente muito importante para a grávida, diminuindo as preocupações exageradas que grande parte das mães tem. É impossível ser uma mãe perfeita e entender que você ainda é um indivíduo depois do nascimento do seu filho é fundamental. Diminuir a ansiedade em torno do bebê é muito benéfico, e distrair-se é uma boa maneira de aproveitar este momento com leveza.

Da mesma maneira que durante a gravidez, após o parto, dê prioridade para roupas confortáveis. Os primeiros meses de uma criança são muito cansativos para ela e para seus pais, sentir-se bem ajudará muito a todos. Roupas elásticas que permitam a amamentação sem grandes esforços são opções perfeitas para este momento. Este tipo de vestido leve e solto também transmite, esteticamente, a tranquilidade e a leveza desejadas para este período.

Sobretudo, não deixe de aproveitar o nascimento e os primeiros meses de vida do seu filho por incômodos que tem soluções simples. O planejamento pré-natal é o que garante a segurança de mãe e filho, deixar este com médicos de qualidade é o que você pode fazer de melhor. A confiança de que sua saúde está em boas mãos permitirá que você se preocupe integralmente com os preparativos para a chegada do neném. A Kompa Saúde é um serviço que proporciona atendimento 24 horas com uma equipe de enfermagem, pronta para tirar suas dúvidas à qualquer momento. Conheça aqui as vantagens do acompanhamento para grávidas na Kompa.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Kompa Saúde! Assine e preocupe-se apenas com roupas para você e seu filho.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?