A tosse com catarro deve ser combatida com a nebulização de soro, beber chá expectorante, tossir para eliminar secreções, e outros meios. A tosse é o mecanismo de defesa do nosso organismo tentando eliminar a secreção presente no sistema respiratório.
A tosse com catarro pode surgir quando a pessoa está passando por alguma inflamação nos pulmões e brônquios. Existem algumas doenças que causam tosse com catarro. Quer conhecer quais são elas e como melhorar esses casos? Então leia o conteúdo que preparamos nesse artigo:
O que ocasiona a tosse com catarro?
A tosse pode ser causada por diversos motivos, e muitas vezes ela é resultado de alguma doença. As tosses são sintomas causados pela tentativa do mecanismo de defesa em nosso organismo, tentando eliminar a secreção presente no sistema respiratório.
Em muitos casos a pessoa pode estar sofrendo com inflamações ou doenças como a bronquite, bronquiolite, pneumonia e tuberculose. Geralmente, além da tosse com catarro pode ocorrer:
- Tosse com catarro e sangue: pode ser um sinal de tuberculose ou lesão nas vias respiratórias;
- Tosse com catarro e falta de ar: pode ser sinal de bronquite, ela deverá ser tratada com medicamentos receitados por um profissional;
- Tosse com catarro verde ou amarelo: pode ser uma infecção bacteriana.
Quais os tipos de catarro e suas cores:
Tosse com catarro transparente é algo comum, pois indica que o organismo está saudável e exatamente por isso não tem cor. Porém, essa situação fica preocupante quando a cor rosa e vermelha aparece, pois elas indicam um problema grave. Veja a lista das cores e seus significados:
Verde ou amarelo:
Estas cores surgem quando a pessoa possui neutrófilos nas vias aéreas, são células de defesa do próprio organismo que produz uma proteína verde que é dissolvida no catarro. Essa cor também pode indicar a infecção das vias respiratórias ou seios nasais como pneumonia ou faringite.
Vermelho:
O sangue no catarro em pouca quantidade é um sinal de bronquite, e caso exista muita quantidade pode ser um sinal de tuberculose, câncer de pulmão ou pneumonia.
Cinza ou branco:
O tipo de catarro da cor cinza ou branca é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, ela pode surgir durante casos de gripe ou sinusite, os seios nasais ficam cheios e começam a drenar para a garganta. Existem casos raros onde essas cores acontecem quando a pessoa come muito lacticínios.
Marrom ou preto:
Pessoas fumantes ou que trabalham em locais que possuem muita poluição, podem apresentar catarro marrom ou preto. Isso acontece devido à presença de partículas como alcatrão ou resina, elas ficam nas vias respiratórias grudadas. Essas cores também podem ser causadas pela ingestão de comidas como café, chocolate, vinho tinto, entre outros.
Qual problema o catarro pode trazer quando persistente:
O que assusta muitas pessoas é a alteração da cor e o catarro frequente. As doenças respiratórias normalmente são as responsáveis por causar o aumento da produção de catarro. Entre essas doenças temos a bronquite, sinusite, asma, rinite, pneumonia, e muitas outras.
Muitas vezes essas e outras doenças alteram a cor do catarro, ou seja, ele poderá ser preto, cinza, vermelho, rosa, verde, e outras cores. Portanto, se ele a tosse com catarro se torna persistente, indica que a doença respiratória está presente e está grave.
Em todos os casos em que ele não é transparente, o médico pneumologista ou o otorrino devem ser consultados.
A consulta online é uma excelente opção para cuidar rapidamente do problema, pois o atendimento remoto é mais rápido para ter o diagnóstico e tratamento. Portanto, vale a pena conhecer e utilizar todos os benefícios e vantagens que uma consulta a distância oferece.
Conclusão:
Agora que você entendeu sobre a produção do muco nasal e a tosse com catarro, utilize a telemedicina para cuidar da sua saúde. Este novo meio de atendimento está levando vários benefícios para pacientes de todos os estados do Brasil.
Um dos benefícios é poder levar atendimento médico para locais com caridade médica na cidade. Portanto, qualquer pessoa pode ter contato frequente e ser diagnosticado a distância. Não existe nenhuma necessidade de ir presencialmente até o médico, você pode acessar nossa plataforma e agendar sua consulta.
Comentários